EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

URNM, ESPKN e ISPDn rubricam protocolos de cooperação

A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) sedeada em Malanje e a Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte (ESPKN) situada na cidade de Ndalatando, estão alinhadas na prossecução de estratégias para promover um ensino de excelência.

Para dar suporte jurídico a esta pretensão, as duas instituições assinaram no dia 21 de Maio de 2021 um protocolo de cooperação, em que são subscritores, o coordenador da Comissão Instaladora da URNM, Prof. Doutor Eduardo Ekundi Valentim, e o Director Geral da ESPKN, Prof. Doutor António Inácio Rocha Santana, respectivamente.

No referido instrumento, a URNM e a ESPKN comprometem-se na realização de actividades de cooperação que possam traduzir-se em benefícios mútuamente vantajosos para ambas às academias.

Do ponto de vista prático, o protocolo almeja promover o reforço da cooperação técnica e científica entre as duas instituições, onde ressaltam dez (10) eixos, que se traduzem no Intercâmbio de docentes e funcionários do regime geral, de nível superior, intercâmbio de estudantes e investigação.

O protocolo de cooperação inscreve ainda  a participação em seminários e encontros académicos, programas acadêmicos especiais de curta duração, actividades de intercâmbio cultural, e a participação conjunta em cursos de capacitação e treinamento de âmbito internacional.

O desenvolvimento de acções formativas aos funcionários de ambas as instituições para programas de graduação e de pós-graduação, sem descurar os programas de realização de cursos de mestrado e de doutorado, nos termos da legislação em vigor, bem como, a ccriação de plataformas digitais e/ou de outras para a partilha de conhecimento e informação constam igualmente do espírito e letra do aludido convénio.

As partes acordaram que o término do protocolo, válido por um período de cinco anos,  não deverá prejudicar os projectos ou os serviços em andamento, iniciados a partir data da assinatura do presente instrumento, devendo ser garantido a sua conclusão nos instrumentos de implementação.

URNM e ISPNd aproximam estratégias de ensino

  Com o mesmo propósito, e regido por cláusulas semelhantes,  a Universidade Raínha Njinga a Mbande e o Instituto Superior Politécnico de Ndalatando rubricaram no dia 21 de Maio de 2021, um protocolo de cooperação em que consideram de mútuo interesse promover o reforço da cooperação técnica e científica entre as respectivas instituições.

Para alcançar os seus objectivos, a URNM representada no acto pelo Prof. Doutor Eduardo Ekundi Valentim, na qualidade de Coordenador da Comissão Instaladora, e o ISPNd representado pelo Prof. Doutor Pedro Vita, também na qualidade de Coordenador da Comissão Instaladora, comprometem-se na realização de actividades de cooperação que passam pela mobilidade dedocentes, investigadores e de nível superior.

Noutros pontos, o convénio prevê a investigação e elaboração de projectos interesse comuns, participação em seminários e encontros académico-científicos, além de programas acadêmicos especiais de curta duração.

Carlos Mendes

In Kamboma Mayele

Leave a Reply