EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Universidade Rainha Njinga a Mbande anuncia aplicação da nova tabela de emolumentos a partir do próximo ano académico

Universidade Rainha Njinga a Mbande anuncia aplicação da nova tabela de emolumentos a partir do próximo ano académico

A Comissão Instaladora da URNM, reuniu-se,  no dia 11 de Maio de 2021, com os líderes das associações de estudantes afectos às distintas unidades orgânicas, para  dar a conhecer a nova tabela de emolumentos aprovada pelos Ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e  Finanças, respectivamente.

O Coordenador da Comissão Instaladora da URNM, Eduardo Ekundi Valentim, que orientou o encontro realizado na sala de reuniões da Faculdade de Medicina, revelou informações atinentes ao processo de aprovação do estatuto da Universidade a serem implementadas a breve trecho.

Relativamente a nova tabela de emolumentos, a  Coordenação fez saber que a mesma já está em vigor, mas por ter sido aprovada a meio do ano lectivo, a Instituição ponderou implementá-la, somente, a partir do ano académico 2021/22, de modo a evitar eventuais constrangimentos à rotina de pagamento dos estudantes.

No que diz respeito ao valor da propina das aulas pós-laboral,  mantém-se os 15 mil Kwanzas mensais, ao passo que a afixação da tabela de preços  para as propinas dos cursos diurnos, ainda está em estudo. Já para a realização de provas de  recurso, o valor, doravante, passará a ser cobrado 5 mil Kwanzas, contra os mil e quinhentos actuais.  

Harmonização curricular

Os participantes foram informados sobre a pretensão ministerial de  implementar em todo o país, a harmonização curricula dos cursos, que prevê, igualmente, uma atualização bibliográfica.

Desta feita, a grelha curricular, da universidade terá autonomia para (re)ajustar trinta (30%) dos conteúdos, cujos cursos deverão obedecer uma base generalizada de 70% a nível nacional.

Da agenda do encontro também constou um ponto para apreciar a questão da parceria com o movimento associativo estudantil, em que ficou deliberado a necessidade de criação de uma associação para intermediar a comunicação entre a Reitoria, as Direcções das unidades orgânicas, professores e os estudantes da URNM.

Para a concretização de tal desiderato, à partida, será criada uma comissão instaladora da associação de estudantes da URNM com o intuito de  conformar as associações das unidades orgânicas ao novo paradigma da instituição. De seguida serão indicadas comissões de gestão para o efeito.

Carlos Mendes
In Kamboma Mayele

Leave a Reply