Processo de inserção de unidades orgânicas na URNM está praticamente concluído
A Faculdade de Medicina de Malanje já foi incorporada na Universidade Raínha Njinga a Mbande.
Para proceder a entrega da instituição veio à Malanje (encaixar a data) o Dr. Carlos Yoba, Reitor da Universidade Lueje A Nkonde, à qual, a Faculdade de Medicina esteve acoplada, e recebeu o testemunho o Coordenador da Comissão Instaladora da URNM, Eduardo Ekundi.
O responsável prestou a informação durante um encontro que manteve no dia 12 de Maio de 2021 com os membros da Comissão de Gestão daquela unidade orgânica, convocado para dar o ponto de situação em torno do grau de cumprimento das actividades atribuídas à Comissão instaladora da URNM pelo ministério de tutela.
Eduardo Ekundi revelou na oportunidade que o processo de transferência de activos e passivos das outras unidades orgânicas, designadamente, o ITA e o Instituto Politécnico, está concluído a noventa e cinco porcento.
O processo de incorporação das unidades orgânicas, engloba a recepção dos trabalhadores e do património, bem como, a assumpção das dívidas certificadas, sublinhou Eduardo Ekundi.
À margem do encontro, o coordenador da Comissão Instaladora da URNM percorreu às instalações da Faculdade de Medicina, e na visita guiada, passou pelo DAAC, Departamento de Assuntos Académicos, Coordenação de Medicina, Departamento de Informática, Laboratório de Bioquímica, área administrativa entre outras dependências da instituição.
Na biblioteca, Eduardo Ekundi encontrou um acervo com cerca de 700 livros e a carecer nesta altura de atualização, de resto, às últimas referências adquiridas datam 2013.
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele.